Assim que começou a ser dançado sofreu preconceito por parte da camada mais favorecida da sociedade.
Os registros oficiais do merengue
Algumas divisões
- Merengue folclórico – encontrado nas áreas rurais;
- Merengue de salão – o mais conhecido e que muitas pessoas acham que é folclórico.
Algumas versões
- Alfonseca inventou o merengue (de acordo com Flérida de Nolasco);
- Sua origem e aparição estão perdidas na nebulosidade do passado (segundo Julio Alberto Hernandez)
- Nasceu como uma canção dominicana após a vitória na batalha de Talanguera (disse Raphael Vidal)
- Considerada por muitos como uma dança nacional dominicana, apesar de ter como vizinho na mesma ilha o Haiti que dança o meringue
- Veio de uma música cubana chamada Upa, que tinha um movimento chamado merengue. Upa chegou em São Domingos (República Dominicana) no meio do século 19 vindo de Porto Rico (versão de Fradique Lizardo).
Como foi surgindo o Merengue
Aparentemente essa última versão é a mais próxima da verdade. Entre 1838 a 1849, a dança chamada Upa Habanera (Upa de Havana) fez seu caminho no Caribe sendo bem-vinda em Porto Rico. Um dos passos desta dança era chamado de merengue e isso denominou a dança quando aportou em solos dominicanos. Permaneceu desconhecida para muitos até que o coronel Alfonseca escreveu letras para a nova música.
Em 1844, o merengue ainda não era popular, mas em 1850 estava em voga, tirando o lugar antes ocupado pela tumba. Nesta época, os jornais de São Domingos iniciaram uma campanha contra o merengue em favor da tumba. A alta sociedade não o aceitava, pois as letras eram vulgares, descendiam de negros africanos e não tinham caráter religioso. Mas aos poucos, o merengue foi ganhando espaço.