fbpx

Aqui estão os próximos eventos no Espaço de Dança Andrei Udiloff

Últimos Posts

    Desculpe, não há posts para o critério procurado

Valsa

Home  /  Dança de salão  /  Valsa

Origem da palavra valsa
Walzen – “dar voltas” em alemão

A primeira música
Foi executada no Salão Barroco da Corte dos Habsburgos, em Viena (1660).

Algumas ramificações da valsa

  • valsa de salão
  • valsa de ballet e ópera

Como foi surgindo a Valsa

A dança foi surgindo nas regiões campestres da Áustria e Alemanha, a partir do minueto (dança em que os pares dançavam separados) e do Laendler (dança campesina mais antiga).

Sua característica alegre e envolvente logo levou o ritmo à preferência de muitos, com exceção das classes aristocráticas e camadas sociais mais altas, que a consideravam imoral e vulgar. Em algumas partes da Inglaterra e em cortes alemãs, a dança foi proibida por algumas décadas.

Por ocasião do Congresso de Viena (1814/1815: reunião inter-nacional que restabeleceu o equilíbrio europeu após a derrota de Napoleão Bonaparte) a valsa foi vencendo as barreiras do preconceito e em pouco tempo se fez presente nos salões, palácios e cortes imperiais, animando suntuosas e freqüentes festas à luz de grandiosos candelabros.

Isso se deu principalmente em Viena: a dança passou então a ser considerada de grande elegância, vindo a substituir os minuetos e gavotas, antigas danças francesas.

Atualmente, a valsa mantém-se presente em ocasiões tradicionais: bailes de formatura e debutantes, festas de casamento, etc. No Brasil a valsa teve importância fundamental na vida musical urbana, tanto como música de dança nos salões aristocráticos, seja como música cantada popularmente pelos seresteiros e que posteriormente foram denominadas “serestas”.

  • Valsa de salão: Strauss, um dos mais admiráveis compositores do gênero, sendo considerado o “rei da valsa”.
  • Outros tipos de valsa: Chopin, Schubert, Mozart e Beethoven também compuseram valsas, porém não destinadas aos salões de baile.

Pesquisa baseada em informações do maestro Diógenes Paulo Budney e do livro História da Dança, de Luis Ellmerich.

GRADE DE HORÁRIOS - VALSA