Origem da palavra
Nos EUA, a palavra salsa significa molho para dar sabor – foi o termo que os produtores comerciais encontraram para definir o gênero. Lembra algo quente, picante.
Países em que o gênero faz parte da cultura popular
Cuba, Porto Rico e alguns bairros Nova York e Miami (EUA); México, Peru e Chile; E ainda, em muitos clubes da Colômbia e Venezuela, a salsa é dançada ao som e ritmo da Cumbia.
Alguns Intérpretes
Célia Cruz, Glória Estefan, Oscar D’Leon, Willie Colon, Lalo Rodriguez, Tito Nieves, Ricky Martin e a Orquesta de La Luz (japonesa).
Como foi surgindo a Salsa
Origem cubana: O son – conhecido como a salsa cubana – originou-se do danzón, dança parecida com um bailado medieval, uma mistura de derivados hispânicos e elementos africanos, bastante praticada em Cuba no século XIX.
Origem porto riquenha: Desde 1800, Cuba sempre exerceu enorme influência nos estilos musicais de Porto Rico como o son, danzón, guaracha, rumba e bolero.
Por sua vez, Porto Rico possuía alguns ritmos próprios: bomba, seis e plena. Da fusão de todos esses estilos musicais, várias fontes afirmam ser esta a possibilidade do surgimento da salsa porto riquenha.
Nas décadas de 40 e 50, surge o mambo que atinge o seu apogeu com as bandas de Machito e os porto riquenhos Tito Puente e Tito Rodriguez, que incorporaram influências de solos jazzísticos.
Para muitos, a salsa é uma versão apimentada do mambo, enquanto que alguns músicos como o próprio Tito Puente não aceitam este termo, afirmando que a salsa como música não existe. Nos anos 60, ocorreu um fenômeno denominado salsa boom: foi quando este gênero começou a ser tocado e dançado em diversas partes do mundo.
No final da década de 70, a salsa abandonou os temas que abordavam a realidade dos bairros latinos em favor de letras românticas. Com isso, apesar das críticas, o gênero começou a mudar de estilo. Atualmente, Miami e Porto Rico são os lugares onde aparece uma salsa moderna, enquanto em Cuba, devido ao regime político, o gênero estagnou-se.
Com tantas variantes da salsa, o importante é aprender o princípio básico ensinado nas escolas de dança de salão. Se eventualmente algum dia você tiver contato com uma salsa “diferente”, utilize os seus conhecimentos adquiridos e adapte-os. Lembre-se do bom senso. “¡Vamos a bailar el ritmo caliente!”
Apareceu primeiramente em Havana, porém hoje faz sucesso em toda a Europa. É a salsa dançada em grupo, em que um dos dançarinos “canta” os passos e todos os demais o acompanham, em uma coreografia. Extremamente divertida e contagiante, a roda de casino sempre é um sucesso.
Pesquisa baseada em diversos sites sobre o assunto na Internet.